sábado, 27 de junho de 2015

Falando nisso... e a tapa?

Já tive muitas visitas que chegaram aqui pedindo pra experimentar “a tapa”. E daí eu pergunto: o que você acha que é uma tapa? A pessoa geralmente responde: uma brusqueta??

Bom gente… o conceito de tapa é a coisa mais legal de sair por Madrid (e pela Espanha no geral). Quando me convidavam para salir de tapas eu imaginava um monte  de gente se estapeando pela rua. Sem zueira.

Salindo de tapas... sqn

Mas daí eu aprendi: tapa é uma porção pequena de alguma comidinha beem boa que servem junto com a bebida, for free. Pode ser simples como uma batatinha ou azeitona, até asinha de frango, paella, maionese ou uns mini-lanchinhos. Os botecos fuleiros dos guardanapos no chão são os que servem as melhores tapas.

Exemplo de tapa... não é uma brusqueta!

Dica: se você sentar no bar e já pedir comida, não vão servir uma tapa boa… já sabem que seu pedido vai ser rápido. Chega no bar, toma sua cerveja e curta a tapa, e se necessário, peça algo depois. Já houve casos em que eu pedi comida só pra “não ficar chato”, de tanta coisa que nos serviram.

Quero tudo!
E de onde vem a tradição das tapas?

Já ouvi duas histórias sobre o assunto e nunca fui atrás pra saber qual é a verdadeira:

1) Algum Rei teve uma ressaca forte e soube que bebeu demais sem comer nada. Daí ele fez um decreto dizendo que nenhuma bebida poderia ser servida sem alguma comida para acompanhar.

2) Devido ao calor do verão, as taças de vinho atraíam muitas moscas. A solução foi colocar um pedaço de pão para tapar as bebidas e evitar os insetos. O pessoal ia beliscando a tapa  enquanto bebia o vinho, e daí o nome dado pra essas delícias!


Algumas outras que o wikipedia nos conta - Tapa

Qual história vocês acham que é a melhor??

Eu acho que é uma mescla de tudo e virou tradição... a melhor parte?? 

Experimentar TODAS!!!


Um comentário: